Skip to main content

Uso de chupeta: os prós e os contras (parte 01)

23 Janeiro 2024

No caso dos bebês, o que é a sucção?

A sucção ou ato de sugar é um comportamento reflexo do bebê que pode ser observado já no útero materno. Em ultrassonografias, por exemplo, é possível observar alguns bebês chupando o dedinho. Esse reflexo é vital para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento psíquico do bebê. A criança, especialmente em seu primeiro ano de vida, tem necessidade de sugar. 

O que a sucção provoca no organismo da criança?

A sucção, utilizada pela criança para obter o alimento, promove a liberação de um hormônio chamado endorfina. Esse hormônio produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando sensação de prazer e bem-estar ao bebê. A amamentação é suficiente para satisfazer o desejo básico de sucção do bebê. Por isso, é importante que durante a fase em que a criança esteja só mamando no peito, a mãe a amamente sempre que ela solicitar.

Qual a posição a ser adotada com relação à chupeta?

Os pais/cuidadores das crianças devem conhecer os benefícios e os malefícios do hábito de usar chupeta antes de decidirem se irão ou não a oferecer a seus filhos. Há inúmeros fatores contrários e favoráveis com relação a ela, o que exige reflexão bem criteriosa. Desta forma, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os pais/cuidadores tenham uma visão clara e baseada em evidências dos “prós e contras” o uso de chupeta, para que, junto ao seu pediatra, possam tomar uma decisão informada quanto a oferecê-la ou não aos seus filhos. No entanto, além dos seus efeitos sobre o desenvolvimento da criança, deve-se ficar atento às questões de segurança: as partes e acessórios que se desprendem das chupetas podem ser perigosas, pois, caso essas se desprendam sem que o adulto perceba ou esteja por perto, podem causar asfixia ou estrangulamento.

O uso da chupeta pode comprometer a amamentação?

As crianças que usam chupeta mamam por menos tempo. Isso pode acontecer porque sugar o peito é muito diferente de sugar uma chupeta. Para mamar no peito o bebê utiliza músculos diferentes daqueles necessários para sugar a chupeta. Um bebê que mama no peito e usa chupeta pode ter dificuldade de aprender as duas maneiras de sugar e ficar confuso. Quando a “confusão de bicos” acontece, o bebê vai para o peito e chora, fica agitado, se inclina para trás, se afasta do peito empurrando-o, pega e solta o peito toda hora, sem conseguir mamar com tranquilidade. Isso porque o bebê pode estar tendo dificuldade para retirar o leite do peito e, além disso, por estar confuso, pode pegar o peito de uma forma que pode machucar os mamilos da mãe, provocando dor ao amamentar. O bebê passa então a mamar no peito cada vez menos tempo e menos vezes ao dia. Além disso, o bebê gasta energia sugando a chupeta sem receber alimento, o que, somado ao fato de que criança que usa chupeta mama menos no peito da mãe, pode reduzir o seu ganho de peso. A diminuição do número de mamadas e o não esvaziamento adequado do peito, com o passar dos dias, pode fazer com que a mulher produza menos leite.

A chupeta pode prejudicar a dentição e facilitar o aparecimento otites?

O bom desenvolvimento da boca e da dentição depende do exercício que a criança faz para sugar o peito. Como sugar a chupeta utiliza músculos diferentes daqueles utilizados para mamar no peito, a falta de atividade dos músculos utilizados para mamar no peito pode levar a problemas na mastigação, na fala, no alinhamento dos dentes e na respiração, entre outros. Além disso, a otite, a famosa “dor de ouvido”, é mais comum em crianças que usam chupeta. Isso acontece porque a sucção da chupeta faz com que o músculo responsável pelo funcionamento da tuba auditiva (canal de comunicação entre o ouvido e a garganta) não seja estimulado de forma adequada, favorecendo o acúmulo de secreção nos ouvidos e, consequentemente, as otites. Otites frequentes podem afetar o desenvolvimento da criança.

Há alguma relação entre chupeta e o “sapinho”?

A chupeta pode conter fungos e bactérias que causam doenças. Aftas e candidíase oral, conhecida popularmente como “sapinho”, por exemplo, são muito comuns em crianças que usam chupeta. Outras doenças que são muito comuns em crianças que usam chupeta são: respiração ruidosa, vômitos, febre, diarreia, cólicas. Por isso, o uso de chupetas aumenta o risco de uma criança ficar doente e ser hospitalizada.

[Fonte] Sociedade Brasileira de Pediatria

cuidados, chupeta, bebês